Uma breve história sobre o surgimento da Igreja de São José do Ribamar
Uma certa noite, chovia muito e os pescadores que estavam em mais uma noite de labuta, ficaram a mercê de uma grande tempestade. Em preces pediram a São José que se eles conseguissem superar a tempestade e chegar são e salvos em casa, iam construir uma igreja em homenagem e honra ao santo. Pois bem, a chuva passou e eles foram salvos. Construíram a primeira igreja e ela não resistiu e tombou ao chão. A segunda, pasmem, também veio ao chão. Um belo dia, um dos pescadores sonhou e nele, São José dizia que a igreja deveria ser construída de frente para o mar. Foi então que a igreja foi construída pela terceira vez e até hoje, ela está de pé.
Seu designer, projetado por Oscar Niemeyer, é no formato de uma bíblia aberta e fica em frente à igreja de São José de Ribamar. A 200 metros da margem e serve para atracar barcos. Ele representa também uma linha imaginária do encontro das duas baías, a de São Marcos e a de São José. Foi construída em 1962.
Nesta casa, que representa as graças recebidas, é possível comprar objetos de valor sentimental para que você possa fazer o seu pedido ao santo protetor deste lugar abençoado ou apenas agradecer a graça alcançada. São imagens de santos, braços e pernas de cera, ou apenas lembranças. Os devotos que tiveram sua graça alcançada, retornam com objetos feitos em ceras, madeiras, numa forma de agradecimento pela graça conquistada.
MIRANTE DE SÃO DE JOSÉ DE RIBAMAR
CONCHA ACÚSTICA