Sites Grátis no Comunidades.net

Rating: 2.9/5 (1023 votos)


ONLINE
1





Baixe o Flash Player para executar...

 


 

- PATROCINADORES DESTE SITE -

  Desejando ter seu site / blog

neste espaço entre em contato

        CLIQUE AQUI

 


ESPOTEMUNDIAL

 

Diretório de Sites

 

  

 

 

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Dança do Cacuriá
Dança do Cacuriá

DANÇA DO CACURIÁ

 

 

Uma das manifestações mais populares na cultura maranhense que tem seu ápice no período junino é o cacuriá. A dança teve início no interior do estado, vista como profana, e encerrava à Festa do Divino. Oriundo da cidade de Guimarães, no Maranhão, foi para capital e passou a acompanhar o bumba-meu-boi nas festas juninas e festivais culturais .

Em São Luís, o cacuriá, como o conhecemos hoje, foi disseminado na década de 1970 por Dona Florinda e Seu Alauriano, mais conhecidos por dona Filoca e seu Lauro. Inicialmente, o cacuriá era praticado unicamente com as caixas, mas aos poucos foi-se acrescentando outros instrumentos, como banjo, violão, clarinete e flauta.

Agregando vários outros ritmos e festas da região como o carimbó, o bumba-meu-boi, os ritmos das caixas da Festa do Divino Espírito Santo e as festividades juninas, o cacuriá caracteriza-se pela sensualidade da dança e pelo repertório que é feito de músicas em geral compostas pelos próprios grupos. Atualmente, existem cerca de setenta grupos de cacuriá só na capital São Luís.